quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estéticas das Periferias

Do ponto de vista humano, a cidade pode ser considerada como um agregado de redes sociais que compartilham um mesmo espaço físico, onde os cidadãos atuam como nós de rede para disseminar informações, fomentar ideias e a conectividade entre os diversos territórios. As trocas interculturais entre os diversos bairros de uma metrópole como São Paulo são indicativas da diversidade cultural presente nos novos atores que reivindicam possibilidades e oportunidades culturais como estimuladores de integração e novos modos de vida.

Como exemplo, o SESC SANTO AMARO, no período que antecedeu a sua instalação definitiva, concebeu o projeto SANTO AMARO EM REDE-CULTURAS DE CONVIVÊNCIA que efetuou um extenso mapeamento sociocultural que significou uma grande amostragem das atividades culturais das diferentes regiões da zonal sul, o que trouxe à tona a diversidade e a realidade dos grupos, entidades e artistas. A iniciativa contemplou o pressuposto de uma instituição comprometida com a democratização da cultura ao revelar a força das expressões dos grupos da região e a união destes para a reinvidicação de sua liberdade cultural, seja em sua fruição, seja em sua produção.

A Mostra e o Seminário Estéticas das Periferias – Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole, surgiu em 2011 por iniciativa da ONG Ação Educativa, Centro Cultural da Espanha e o Centro Cultural São Paulo. A proposta foi a de analisar a cultura produzida nas periferias urbanas das metrópoles pelo enfoque da criação artística e não somente pelo aspecto social de inclusão de segmentos da população desprovidos do acesso a bens culturais. Neste ano, serão 7 dias de mostra em mais de 30 locais da cidade, com apresentações culturais de todas as linguagens, seguidos de um seminário de 4 dias. Para compor e ampliar os conteúdos apresentados nesta edição, destacamos a importância das parcerias estabelecidas entre organizações públicas, privadas e movimentos culturais de São Paulo.

SESC SANTO AMARO

0 comentários:

Postar um comentário